História do Ceja

HISTÓRIA
O Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA é uma escola mantida pelo Governo Estadual de Santa Catarina e tem por finalidade proporcionar às pessoas que no seu devido tempo não tiveram oportunidade de frequentar a escola, a possibilidade de buscar a sua formação no Ensino Fundamental e Médio, seja por necessidade em função do mercado de trabalho ou por anseio pessoal.
No município de Brusque, o CEJA iniciou em 1997, baseado numa pesquisa prévia realizada pela Coordenadoria Regional de Educação do município, com uma estimativa de 2 500 matrículas. A princípio, teve seu funcionamento anexo ao Centro Educacional Dom João Becker, com o Ensino Médio e, posteriorme, o Ensino Fundamental. O reconhecimento do Conselho Estadual de Educação data de 01/09/1998, com o Parecer nº 305/98.
Atualmente, o CEJA tem sede na Rua Adriano Schaefer, nº 42, no Centro de Brusque. Além do trabalho realizado na sede, o CEJA atende nas Unidades Descentralizadas de Guabiruba, São João Batista, Major Gercino, Botuverá, Canelinha e Tijucas, através de convênios estabelecidos com as Prefeituras dos municípios. PossuI turmas na EEB Ivo Silveira e na EEB Santa Terezinha. Também atende a educação carcerária do Presídio Regional de Tijucas.